domingo, 16 de janeiro de 2011

Ninféia Zenkeri Red Tiger




Ainda não tirei do vaso. Meu aquario está cheio, não cabe mais planta! É a ultima aquisição, achei bonita mesmo!
Familia: Nymphaeaceae
Sinonimo: Red Tiger lotus
Origem:
Africa
Altura: Cresce até a superficie
Crescimento: Médio/rápido
Iluminação: Forte/muito forte
Propagação: Mudas adventicias em estolhos
Dificuldade: Média/dificil
Substrato fértil: Sim
CO2: Sim

Ficha Técnica retirado do blog aquarioplanet.

CO2 Pressurizado

Para o cultivo de plantas aquáticas são fundamentais a luz, água, dióxido de carbono, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, e uma meia dúzia de elementos-traço.Por isso usa-se  o dióxido de carbono no aquário plantado porque é a fonte de carbono, CH2O sendo o bloco básico de construção de plantas. Se você quiser o crescimento vigoroso da planta, uma boa fonte de carbono é essencial. E dióxido de carbono é uma fonte fundamental como disse antes. Ela pode vir de peixe no tanque, mas se quiser ter um aquário com a suplementação com gás dióxido de carbono a partir de um cilindro com CO2 pressurizado ou injetor de CO2 caseiro será a diferença entre uma flora luxuriante de um aquário sem brilho com plantas pouco desenvolvidas.
Kit de CO2 completo
 Relembrando, as duas fontes de CO2 no aquário são do injetor DIY (do it your self ) de fermento biológico e cilindros de dióxido de carbono comprimido. DIY é barato para construir e barato inicialmente para ser executado. No longo prazo, é um pouco mais caro e muito mais trabalhoso. 


 Um sistema de CO2 genérico custa em torno de  R$ 600 reais(180 dólares) até R$ 2000 reais inicialmente, mas dependendo da quantidade de co2 injetado e do tamanho do cilindro e quantidade de carga dura até anos com pouca ou nenhuma atenção e manutenção. Esse preço o cilindro vem completo com valvula solenóide, com esta valvula você economiza muito CO2). O padrão de tamanho é 3/4 (válvula de topo) com saída para 1/2.  

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Riccia

Nunca me interessei por essa planta, achava esquisito e trabalhoso prende-la em pedras e fazer podas constantes. Mas como quase tudo tem a primeira vez, fiz um tapete com placas de filtro biologico de fundo. Usei as sobras amarradas em um tronco.A forma como foi feito aqui.

<> 
tapete de riccia
Nome Popular:Riccia
Nome Científico: Riccia fluitans 
Família:Ricciáceas
Habitat:Cosmopolita
pH:5.5 a 7.5
GH:2 a 12
Temperatura:10º a 30ºC
Substrato fértil:Sim / Não
Iluminação:Fraca / Média / Forte / Intensa
CO²:Sim / Não
Porte:2cm
Posição no aquário:Frente / Meio / Fundo
Manutenção:Fácil / Média / Difícil
Reprodução:por brotação lateral
Características:Planta de superfície que vem sendo adaptada como planta carpete.Na forma emersa tem que ser amarrada à superfície em que vai se fixar .Necessita de iluminação forte , bem como de fertilização líquida regular e CO2.Se mal cuidada ou não sofrer podas freqüentes as folhas podem amarelar e morrer.Gosta de água mole e ácida.Descritas 4 variedades : japonesa , européia , tailandesa e de Singapura.
Ficha técnica retirada do site Forum Aquário.Fotos retiradas do site plantgeek.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vídeo 200 litros

fauna:
5 Black Phantoms, 10 Neons verdes, 3 Tetras Rosa, 1 Disco Heckel, 1  Tetra Congo, 1 kribensis , 1 Kuhli e 2 Xadrezinhos

Flora:
Lobelia cardinalis "small form"
Eleocharis parvula, Heteranthera zosterifolia, Hottonia palustris, Rotala sp. "Green", Rotala, nanjenshan, Anubia afzelii, Cryptocorine wendtii "green", Hygrophila Diformis, Hygrophila Stricta,Ninfea, Anubia nana, Amazonense, Goianense, Sagittaria, Samambaia, Myriophyllum Mato Grosso, Mayaca, Echinodorus Ozelot e Aponogeton Ulvaceus.