domingo, 28 de agosto de 2011

Filtro Ultra Violeta

Bomba submersa Boyu 300 l/h

É um Esterilizador de água que tem como base a luz ultravioleta-C,  de alto poder germicida contra algas, fungos, bactérias, protozoários e vírus. Elimina Algas em suspensão, acabando com doenças em seu aquário, diminuindo a manutenção e eliminando as TPA´sIdeal para aquários e lagos.Mantém esterilizado um volume de 1500L de água.Esse sistema utiliza lâmpadas germicidas que produzem ondas de Ultravioleta-C que são letais as bactérias, vírus e outros micro organismos presentes na água. A luz Ultravioleta está em uma freqüência eletromagnética com comprimento de onda menor do que a luz visível, mas maior que a dos raios-X (portanto com menor energia que a dos raios-X, mas maior que a luz visível). E com capacidade para produzir alterações físicas quando absorvidas por substâncias orgânicas.
Há uma ligação entre o filtro uv com as algas cianofíceas, não há dúvidas, mas pode ser muito bem utilizada para acabar com as malditas algas em suspensão!
O Ultravioleta-C destrói efetivamente microorganismos presentes na água, sem a utilização de produtos químicos, atuando diretamente e alterando o material genético (DNA) das células, tornando-as inócuas e impedindo assim sua reprodução.

Esterilização por ultravioleta é o meio mais rápido e eficiente de descontaminação sem o uso de substâncias químicas. A luz ultravioleta-C, acaba até, com protozoários mais resistentes, fungos, bactérias e algas (coloração verde da água) são eliminadas.

Filtro UV 8watts










Pronto para uso, só conectá-lo a uma bomba submersa.Uma de 300 l/h serve perfeitamente.
Tive que adaptar alguns cotovelos de pvc para dobrar as mangueiras.
Fonte:
http://www.aquariumfish.net/information/uv_sterilization.htm
http://www.fishlore.com/uv_sterilizer.htm

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Excelente site com informações de biótopos de água doce e marinho.

Seu nome é NatureAquarium. Não sei se conhecem...achei tão bom que resolvi postar aqui no Aquabloglt. Site(ou seria um blog, não consegui identificar rs) italiano. Tem a versão no idioma italiano e em inglês, esse último não está abrindo, eles não traduziram até este momento na língua inglesa. Nada que um google tradutor não resolva. Acesse o site aqui.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Informe-se! livros e revistas sobre aquarismo.

O Aquário de Água Doce - sem mistérios
Autor: Sérgio Gomes
É o livro que estava faltando para que você consiga ter um aquário saudável e moderno, investindo seu dinheiro no que é necessário e tendo um mínimo de esforço possível. O autor procura passar suas experiências com aquários de água doce, os quais lida desde pequeno. Usando uma linguagem fácil e bem-humorada, Sérgio Gomes procura fugir do estilo cansativo dos tradicionais livros técnicos e sanar as principais dúvidas que surgem para os aquaristas modernos. Esta obra aborda desde a montagem dos aquários mais simples do mercado e manutenção de peixes Betta até a montagem e manutenção dos modernos aquários de plantas ornamentais.
Este é um livro que servirá como uma excelente fonte de informações para solucionar os mais variados problemas, a partir da escolha do aquário, por isso serve para aquaristas iniciantes e também para os mais experientes.




Mini-Atlas Dr. Axelrod´s

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TPA - Troca Parcial de Água

A troca parcial de água é importante para evitar algas e manter o equilíbrio dos parâmetros da água do aquário. A TPA deve ser semanal.

A água da torneira em São Paulo/SP Zona Oeste:
pH  = 7,8º C
DH = 2º
Fosfato = 0,5 ppm
Nitrato = 0
Amônia = 0

sifão puxando a água

lixeira de 100L com rodas

Seachem Flourite, substrato que utilizei.up: substrato fertil esgotou em 1 ano!

vivendo e aprendendo não é? As plantas ficaram bem somente pouco menos de um ano, tive que adicionar fertilizante no substrato...esses de pastilha/capsula. Agora as plantas estão se desenvolvendo novamente... Infelizmente NÃO APROVO!

 Flourite ® é um produto fragmentado, cascalho de argila porosa para o aquário natural plantado. A sua aparência é mais adequado para aquários plantados, mas pode ser utilizado em qualquer ambiente de aquário. Flourite ® é mais eficaz quando usado sozinho como um leito de substrato integral, mas pode ser misturado com outros cascalhoso. Com Flourite, não é necessário cascalho laterítico, ao contrário dos produtos concorrentes, Flourite ® nunca terá de ser substituído. Ela permanece eficaz para a vida do aquário. Flourite ® não é quimicamente revestido ou tratado e não altera o pH da água.
Embora pré-lavado, pode ser lavada antes de usar para remover o pó residual. O pó pode também ser minimizada através de enchimento do aquário lentamente e dispersando água de modo que o substrato Flourite® não seja perturbado. Ligeiras nebulosidades iniciais é normal e vai limpar rapidamente (2-12 horas).


Flourite

Conheci o Flourite com o usuário distraído no forum Aquahobby.
Achei bom porque você pode reutilizar

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A beleza do Tetra Congo

 
Macho
Phenacogrammus interruptus
Família: Alestidés
Gênero: Phenacogrammus
Origem Geográfica: África Central (Congo)
Temperatura: 24ºC/28ºC
pH: 6.0-7.0
Macho adulto de tamanho: 8 cm
Tamanho adulto Feminino: 6cm
GH: 8 ° de GH
KH: menos de 5 °
Expectativa de vida: 5 anos
Descrição visual: Peixe grande brilhando azul fantástico, amarelo e roxo e verde.

Fêmea

Dimorfismo sexual(gênero): O macho é maior e apresenta um crescimento na cauda.
Dieta:  onívoro, alimenta-se de pequenos vermes, insetos, crustáceos, algas e zooplâncton na natureza. Aceitará a maioria dos alimentos, mas alimentos vivos e congelados devem compor uma boa parte da dieta para que o peixe possa mostrar sua melhor coloração.
Reprodução: Não é fácil mas é possível. Os peixes devem ser acondicionados com alimentos vivos e congelados e os melhores machos de cor mais acentuada, selecionar as fêmeas mais gordas. Estes devem ser colocados em um aquário pequeno com uma base de malha. Os ovos irá cair através deste minimizando o risco de predação pelos pais. A iluminação deve ser subjugada e algumas touceiras de plantas adicionado para induzir a desova, assim como os ovos seriam espalhados entre a vegetação na natureza. A água deve ser de pH abaixo de neutro e macio. Após perseguição do macho ambos ficam lado a lado movimentando e tremendo ocorre a desova. Até 300 ovos grandes podem ser depositados por uma única fêmea ao longo de um período de atividade com vários dias de desova, embora 100-200 é mais comum. Durante os primeiros 24-48 horas de incubação, é comum que muitos dos ovos fiquem fungados. Estes devem ser removido com uma pipeta. Os ovos eclodem em cerca de 6 dias e aos alevinos devem ser oferecidos infusórios após os sacos da gema forem absorvidos (cerca de 24 horas), seguido depois de 2-3 dias por náuplios de Artêmia salina ou microverm.

Tetra Congo
 Fiquei com vontade de criar um temático de um rio Africano. Eles desenvolvem coloração espetacular. visto de frente , especialmente à luz natural, um grande cardume de Congos é um espetáculo a parte!









Referências:
http://www.aquaticcommunity.com/fish/congotetra.php

http://fishprofiles.com/profiles/marine/Characins/Phenacogrammus_interruptus/
http://diszhal.info/english/characins/en_Phenacogrammus_interruptus.php
foto retirado do site http://www.plantedtank.net

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Árvore Chapéu-De-Sol


Terminalia Catappa, também conhecida como Chapéu-de-sol, Sete-copas, Amendoeira, Amendoeira-da-praia, Amêndoa, Amendoeira-brava, Amendoeira-tropical, Guarda-sol, Noz-da-praia, Terminália, Amendoeira-da-índia, Amendoeira-do-pará, Anoz, Árvore-de-anoz, Árvore-de-noz, Cuca, Castanhola, Guarda-chuva, Chapéu-de-praia, Amendocira é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir 35 metros de altura. É típica de regiões tropicais. Especula-se que sua origem esteja na Índia e na Nova Guiné.

foto por: João Makray

Suas propriedades são antioxidantes, fúngicas e antibacterianas. O uso de Terminalia catappa   começou a ser popular entre os criadores de bettas da Ásia para ser uma arma eficaz na luta contra a Saprolegnia.
A ação desses antibióticos naturais não são de largo espectro, isto é, só afeta certos grupos de bactérias, geralmente oportunistas, permitindo a proliferação e mesmo a promoção do desenvolvimento da colônia bacteriana dos nossos aquários especialmente aqueles envolvidos no ciclo de azoto, fundamental para um meio aquático saudável.




foto por: João Makray

Entre as qualidades que hoje podem ser encontradas testemunhadas em sites e fóruns das mais

terça-feira, 2 de agosto de 2011

GloFish, Peixe Fluorescente

O Paulistinha fluorescente é um peixe manipulado geneticamente. Eles são um dos peixes mais utilizados em pesquisas científicas. O gene fluorescente de uma anêmona do mar fez com que o danio-zebra transgênico produza um brilho sob uma luz ultravioleta num ambiente escuro.






Sabiam que em 2008 essa técnica de manipulação foi tão revolucionária que em 2008 rendeu o prêmio Nobel para seus descobridores? . Tá bom, é errado fazer essas experiências  mas a curiosidade matou o gato...

Peguei dois. O da cor verde não encontrei, o incrível paulistinhahulk LOL

Vou mesclar com paulistinhas comuns pra ver se eles se comportam naturalmente em um cardume e depois eu conto pra vocês!


Variação leopardo véu amarelo e um comum véu vermelho