domingo, 24 de novembro de 2013

Amônia Livre e Total



 A amônia é por vezes referido como um dos "assassinos invisíveis" em aquários (juntamente com nitrito). O único nível aceitável de amônia em um aquário é zero. Por que gastar tanto tempo discutindo algo que queremos muito pouco ou nada? Ao compreender a amônia, entender também muitos fatos e processos associados e fundamentais sobre os nossos aquários como um todo. Compreender amônia direta e indiretamente nos faz melhores aquaristas.

O que é Amônia?
A amônia é um composto químico formado por átomos de nitrogênio e hidrogênio. Nossa experiência peixes tropicais em duas formas diferentes: a amônia livre NH3 eo íon amônio NH4 +. A composição da forma que encontramos depende de alguns fatores ambientais dentro de nossos aquários. A forma que a amônia leva também determina a sua toxicidade para o nosso peixes tropicais e outros habitantes do aquário. Amônia livre é a forma tóxica de amônia sendo mais perigosa em água alcalina. 
 
Variedades de amônia
A amônia existe em um aquário em duas formas: amônia livre (NH3) e amônia ionizada ou total, chamada de amônio (NH4). Amônia livre é altamente tóxico em comparação com amônio (não que isso significa que você pode relaxar, se o seu amônia está na forma de amônio), ea proporção de amônia tóxica para menos tóxico depende de vários fatores, o pH é mais importante que a temperatura por exemplo.
Basicamente colocar, quanto maior for o pH e a temperatura, maior é a proporção de amónia num aquário será sob a forma de amónia livre altamente tóxico (NH3). Isto tem implicações maiores se você tiver um aquário de água dura a 27 graus  em relação a um aquário de água fria mais suave a 20 graus centígrados. Amônia é  muito mais tóxico na água mais quente do que fria. Uma regra empírica útil, que é, a um pH de 8 amônia é 10 vezes mais tóxico do que a um pH de 7,0 a 8,0 em temperatura de 20ºC, é cinco vezes mais tóxica do que a 0ºC. Aquaristas de água salgada são mais afortunados, como a amônia é 30 por cento menos tóxico em um aquário de água salgada em comparação com um aquário de água doce ao mesmo pH. Mas lembre-se, a meta de amônia somente seguro é zero, independentemente do pH, temperatura e salinidade!


Condicionador de água Prime
A amônia pode entrar em nossos aquários através de três rotas diferentes. A fonte menos provável de introdução de amônia em um aquário é através de água da torneira. Para garantir que a água é desinfectada e seguro para nós para beber, as empresas de água têm água tratada com cloro durante anos. O cloro é um gás relativamente instável, e se você vive um longo caminho a partir de onde é adicionado à água, as concentrações de cloro pode cair abaixo dos níveis necessários para a desinfecção. Em consequência, as empresas de água ter começado a adicionar um desinfectante mais estável, mais duradoura chamado cloramina, que é o cloro ligado a amônio.
Pela adição de água da torneira tratada com cloramina de um aquário que são inadvertidamente adição de amónio. Alguns condicionadores de água da torneira liberam cloro da nossa água da torneira, o que pode levar à liberação da amônia. Você deve optar por um condicionador de água da torneira, o Seachem Prime por exemplo trata tanto cloro como a amônia. Quero esclarecer rapidamente algo sobre 'removedores' de amônia. Eles não removem e sim  convertem a amônia em amônio.