Terminalia Catappa, também conhecida como Chapéu-de-sol, Sete-copas, Amendoeira, Amendoeira-da-praia, Amêndoa, Amendoeira-brava, Amendoeira-tropical, Guarda-sol, Noz-da-praia, Terminália, Amendoeira-da-índia, Amendoeira-do-pará, Anoz, Árvore-de-anoz, Árvore-de-noz, Cuca, Castanhola, Guarda-chuva, Chapéu-de-praia, Amendocira é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir 35 metros de altura. É típica de regiões tropicais. Especula-se que sua origem esteja na Índia e na Nova Guiné.
foto por: João Makray |
A ação desses antibióticos naturais não são de largo espectro, isto é, só afeta certos grupos de bactérias, geralmente oportunistas, permitindo a proliferação e mesmo a promoção do desenvolvimento da colônia bacteriana dos nossos aquários especialmente aqueles envolvidos no ciclo de azoto, fundamental para um meio aquático saudável.
foto por: João Makray |
variadas nacionalidades estão:
• Estimulante da reprodução;
• Alto poder antifúngico;
• Alto poder antibactericida;
• Alto poder antiparasiticida;
• Intensificação das cores dos peixes;
• Melhoraria da saúde geral dos peixes;
• Baixa o PH;
• Simular condições de águas escuras (Black Water).
Eu acho que vale a pena, se fosse ruim ninguêm colocaria no aquário. Usei por pouco tempo por isso não tenho uma opinião formada, se é bom mesmo, vou testar por um tempo e ver se faz diferença. Notei que as folhas se decompõem muito rápido na água, bem mais rápido que as folhas de goiabeira, essas são as mais resistentes a decomposição.
Esta tríade de propriedades benéficas é devido ao grande número e diversidade de taninos contidos nestas folhas. Além do punicalina e punicalagin estas folhas de Terminalia catappa tem nove taninos diferentes, é esta diversidade que faz com que estas folhas sejam um grande aliado nos nossos aquários.
Folhas da arvore chapéu de sol |
Se você ficou curioso a respeito acho que é totalmente válida uma experimentação, para os criadores de Betta acostumados a usar a folha de bananeira no tratamento de algumas infecções tem ai uma excelente oportunidade para experimentar.
Para usar as folhas recomenda-se colhe-las ainda verdes e seca-las a sombra, isso evita que juntamente das folhas secas coletadas no chão sejam introduzidos no aquário agentes contaminantes que aproveitam a morte da folha para se instalar, obviamente o poder de defesa da folha é muito maior quando ela ainda está viçosa e saudável em seu galho. Após a coleta as folhas devem ser lavadas e dispostas para secagem, após a secagem basta dispo-las em local de grande circulação de água, neste caso os filtros. Vale lembrar que a folha, como mencionado acima, tigirá a água de uma coloração amarelada cor de chá, então se você não aprecia a coloração esteja avisado.
Efeitos esperados
Espera-se que os peixes reajam exibindo todo seu vigor, tenha baixa suscetibilidade a infecções e tenham suas cores intensificadas, estes são os efeitos gerais associados ao uso das folhas. Na reprodução é esperada diminuição e até ausência de ovos fungados (ovos brancos) bem como um aumento no número de alevinos sobreviventes aos primeiros dias.
Modo de Uso
Cada folha pode tratar até 56L (10G) de água. Simplesmente coloque a folha inteira no seu aquário ou qualquer recipiente com água e a deixe lá por pelo menos 5 dias ou até 10 dias para obter melhores resultados. A água irá gradualmente tornar-se cor de chá nos dias subsequentes, primeiro uma cor suave intensificando com o decorrer da aplicação. Se você tem um recipiente com menos de 56L pode-se aplicar as folhas em separado e ir diluindo a solução no recipiente que se quer tratar, mas pode-se ainda diminuir a proporção das folhas em relação ao conteúdo do recipiente. As folhas devem ser removidas após 10 dias de uso visto que todas as suas propriedades benéficas como o ácido taninico já foram liberadas no tanque.
fonte:
http://www.bettabrasil.com.br/artigo_011.asp
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=28038&postdays=0&postorder=asc&start=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário