quarta-feira, 10 de agosto de 2011

TPA - Troca Parcial de Água

A troca parcial de água é importante para evitar algas e manter o equilíbrio dos parâmetros da água do aquário. A TPA deve ser semanal.

A água da torneira em São Paulo/SP Zona Oeste:
pH  = 7,8º C
DH = 2º
Fosfato = 0,5 ppm
Nitrato = 0
Amônia = 0

sifão puxando a água

lixeira de 100L com rodas




Roda da lixeira


Visão de cima

Mangueira

Bomba submersa Better 2000

Claro que há muitas formas de fazer uma TPA, depende, cada um tem uma necessidade diferente. A minha:
Em dias frios misturo a água gelada da torneira com água quente para evitar choque térmico nos peixes e não corrijo o pH porque nunca tive problemas graças ao equilibrio osmótico dos peixes.
Tenho um esquema para trocar rapidamente 1/3 de água velha por água nova e tratada por condicionador de água Prime da Seachem. Já usei varias marcas mas o Prime é muito mais concentrado e o único que elimina a amônia que se precipita com a remoção do cloro e cloramina.Sou meio fã da Seachem, me desculpem rs. Mas podem usar condicionadores de outras marcas, tem muitas marcas boas, sera, tetra, azoo, jbl, prodac etc...

O material que utilizo são:

Tambor de lixo 100L com rodas. Esse de agora, comprei em janeiro de 2011, as rodinhas quebraram facilmente, o anterior durou 10 anos, como conseguem piorar tanto um produto assim da mesma marca? Infelizmente é o único jeito porque a torneira é perto mas arrastando não é tão fácil. Uma torneira e esgoto no lado do aquário seria perfeito mas não vou mandar quebrar o chão do apartamento.

Evite bombas de 650 l/h pra baixo, haja paciência com uma dessas hein!?
Uso uma bomba submersa 2000 l/h da Better. Muita vazão, ficou muito mais rápido a troca de água com ela.Uma mangueira grossa, não lembro o nome, é uma que cabe certinho no bocal da bomba...

Nenhum comentário:

Postar um comentário