A amônia é por vezes referido como um dos "assassinos invisíveis" em aquários (juntamente com nitrito). O único nível aceitável de amônia em um aquário é zero. Por que gastar tanto tempo discutindo algo que queremos muito pouco ou nada? Ao compreender a amônia, entender também muitos fatos e processos associados e fundamentais sobre os nossos aquários como um todo. Compreender amônia direta e indiretamente nos faz melhores aquaristas.
O que é Amônia?
A amônia é um composto químico formado por átomos de nitrogênio e hidrogênio. Nossa experiência peixes tropicais em duas formas diferentes: a amônia livre NH3 eo íon amônio NH4 +. A composição da forma que encontramos depende de alguns fatores ambientais dentro de nossos aquários. A forma que a amônia leva também determina a sua toxicidade para o nosso peixes tropicais e outros habitantes do aquário. Amônia livre é a forma tóxica de amônia sendo mais perigosa em água alcalina.
Variedades de amônia
A amônia existe em um aquário em duas formas: amônia livre (NH3) e amônia ionizada ou total, chamada de amônio (NH4). Amônia livre é altamente tóxico em comparação com amônio (não que isso significa que você pode relaxar, se o seu amônia está na forma de amônio), ea proporção de amônia tóxica para menos tóxico depende de vários fatores, o pH é mais importante que a temperatura por exemplo.
Basicamente colocar, quanto maior for o pH e a temperatura, maior é a proporção de amónia num aquário será sob a forma de amónia livre altamente tóxico (NH3). Isto tem implicações maiores se você tiver um aquário de água dura a 27 graus em relação a um aquário de água fria mais suave a 20 graus centígrados. Amônia é muito mais tóxico na água mais quente do que fria. Uma regra empírica útil, que é, a um pH de 8 amônia é 10 vezes mais tóxico do que a um pH de 7,0 a 8,0 em temperatura de 20ºC, é cinco vezes mais tóxica do que a 0ºC. Aquaristas de água salgada são mais afortunados, como a amônia é 30 por cento menos tóxico em um aquário de água salgada em comparação com um aquário de água doce ao mesmo pH. Mas lembre-se, a meta de amônia somente seguro é zero, independentemente do pH, temperatura e salinidade!
Condicionador de água Prime |
Pela adição de água da torneira tratada com cloramina de um aquário que são inadvertidamente adição de amónio. Alguns condicionadores de água da torneira liberam cloro da nossa água da torneira, o que pode levar à liberação da amônia. Você deve optar por um condicionador de água da torneira, o Seachem Prime por exemplo trata tanto cloro como a amônia. Quero esclarecer rapidamente algo sobre 'removedores' de amônia. Eles não removem e sim convertem a amônia em amônio.
A decomposição da matéria orgânica no aquário é uma segunda via através da qual a amônia pode aportar no aquário. As proteínas são muito abundantes em todos os organismos vivos, como plantas aquáticas , animais e microorganismos. Estas proteínas são feitas de blocos de construção solúveis chamados aminoácidos. Cada aminoácido contém um grupo amino que consiste em NH2. Assim, a quebra de proteínas, inevitavelmente, leva à liberação de amônia na água.
Em um aquário saudável, plantas aquáticas lançam folhas, peixes tropicais constantemente muco e quando adicionamos comida de peixe (vivo, congelado ou seco), adicionamos uma quantidade de proteínas para o nosso aquário. Quando essas proteínas são quebradas por uma série de bactérias heterotróficas oportunistas em nossa filtros, substrato e água, os grupos amino são liberados e forma-se a amônia. Podemos dar testemunho a este de nossas próprias experiências do aquário. Se nos nossos dias anteriores de aquarismo estivéssemos a comer excessivamente, ou encontramos peixes mortos, em breve iria notar uma mudança de comportamento em nossos outros peixes causada por, entre outras coisas, um aumento acentuado em amônia.Certifique-se de que não há peixes mortos escondidos por aí. Corpos em decomposição vai fazer subir os níveis de amônia.
A terceira rota também envolve a quebra de proteínas, mas desta vez, por meio de digestão e assimilação de proteínas dos nossos peixes. Após o nosso peixe consumir e digerir proteínas, então eles ocupam aminoácidos e distribuí-los para onde eles são necessários em seus corpos. Eles são em seguida sintetizados a nova proteína, causando peixe a crescer. Como parte deste processo de construção de proteínas, alguns aminoácidos podem ser alterados ou pode ser em excesso, levando a sua quebra no fígado. Para o peixe reprocessar o grupo de aminoácidos resultante de cada amino faz o novos ácidos aminados que podem ser utilizados para construir mais proteína de peixe. Caso contrário, ele é rejeitado e volta para o sangue. A partir daí, a amônia é excretado do corpo do nosso peixe tropical através das guelras.
Teste de amônia |
Em um aquário (além das mudanças regulares parciais de água que diluem esses poluentes acumulados) filtração é o meio de remoção (ou saída) de amônia.
Picos e Vales Um pico de amônia em um aquário maduro indica um curto prazo, problema imediato que, se tratada rapidamente, em breve será resolvido. Então, qual é a sua melhor ação que você deve fazer no final de um pico de amônia? Siga este plano de recuperação de oito etapas: 1) Pare de alimentar imediatamente. 2) Arejar vigorosamente, verificar o filtro e aquário para qualquer matéria em decomposição. 3) Realizar uma mudança parcial da água. 4) Retest para amônia para confirmar a leitura (s) próximo de zero. 5) Deixe o aquário dois dias furher "descanso", sem alimentação, etc 6) Retest e repita os passos 1-5, se necessário. 7) Se as leituras estão perto de zero, em seguida, começar a alimentar com moderação. 8) Continue a testar a água para confirmar que filtro é agora lidar com a produção de amônia e nitrito. |
Quanto maior a capacidade de tais bactérias em um sistema, apoiado por todos os seus requisitos (oxigênio, remoção de resíduos, etc), vai determinar o quanto de amônia pode ser reprocessado. Se a filtração é limitante, como em um filtro subdimensionado, então a amônia em breve irá acumular no aquário.
Um período para o acúmulo de amônia é quando um aquário e seu sistema de filtração é novo e imaturo. Estas são as circunstâncias em que a maioria dos novos aquaristas se encontram, e é normal que este é também quando experimentam problemas de amônia pela primeira vez.
É por causa da amônia, a sua toxicidade e da incapacidade de um filtro imaturo para reprocessa-lo, pode se tornar fatal para muitos peixes tropicais e invertebrados. Para evitar isso, novos peixes devem ser adicionados gradualmente e a água testada freqüentemente para verificar se o novo aquário e filtro são capaz de lidar com a entrada de amônia a partir de poucos peixes no início. Só então os peixes tropicais podem ser ser introduzidos e assim por diante no primeiro mês, até que o aquário é conduzido até a sua plena capacidade.
Efeito da amônia sobre peixes tropicais...
Os sintomas típicos incluem:
- barbatanas rasgadas ou desgastadas
- olhos opacos
- falta de apetite
- baixa na imunidade deixando peixes mais suscetíveis à doenças
Se isso não é ruim o suficiente para o nosso peixe tropical, a redução na área de superfície das brânquias também reduz a capacidade de um peixe de excretar amônia a partir de seu corpo, fazendo com que os níveis de amônia nos peixes aumentar, prejudicando todas as células do corpo do peixe. Mais de 90 por cento de toda a amônia excretada pelos peixes tropicais é feito pelas guelras.
Níveis altos de amônia livre causa danos as guelras, lesões nos órgãos internos e, eventualmente danos da pele e finalmente a morte.
- Em geral, o amoníaco é mais tóxico na água alcalina em altas temperaturas de água.
- A amónia não é tóxico para as plantas em mesmos níveis para os peixes, servindo de nutriente para as plantas .
Se a amônia livre estiver acima do limite em um aquário maduro e estável então você deve verificar o seguinte:
1) alimentação. Você (ou outra pessoa) mudou a comida de peixe ou alimentou mais do que o habitual?
2) Verifique o filtro. Pode estar bloqueado com sua vazão reduzida. Será que precisam de uma limpeza?
3) contagem de peixes. Está faltando algum peixe? Pode ser que um peixe tropical morto em decomposição despercebido está atrás de sua decoração do aquário?
4) Excesso de peixe? Você já adicionou recentemente mais peixes tropicais - talvez mais do que o seu aquário pode comportar?
Em resumo, a amônia é letal, e deve apontar para níveis de zero em todos os momentos. Níveis subletais também pode passar despercebida, causando estresse aos peixes tropicais e tornando-os mais suscetíveis à doença. Em um aquário não ciclado um pico de amônia deve naturalmente ocorrer, ou devido a um evento catastrófico (superalimentação, a morte dos peixes, etc.) No entanto, uma intervenção rápida e um filtro ciclado (maduro) permite que o seu aquário (e peixes) se recuperar. Felizmente, um filtro vai reprocessar amônia relativamente em nitrito. Infelizmente, nitrito ainda é letal para água doce.
fonte:
theaquariumwiki
beverlyspet
oscarfish
mankysanke
aquaworldaquarium
Filtro Para Agua Alcalina
ResponderExcluirFiltro de agua alcalina
para producir agua alcalina de super calidad con alto pH. Agregalo a tu purificadora de agua y vende agua alcalina, aumenta ventas.