domingo, 16 de janeiro de 2011

CO2 Pressurizado

Para o cultivo de plantas aquáticas são fundamentais a luz, água, dióxido de carbono, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, enxofre, magnésio, e uma meia dúzia de elementos-traço.Por isso usa-se  o dióxido de carbono no aquário plantado porque é a fonte de carbono, CH2O sendo o bloco básico de construção de plantas. Se você quiser o crescimento vigoroso da planta, uma boa fonte de carbono é essencial. E dióxido de carbono é uma fonte fundamental como disse antes. Ela pode vir de peixe no tanque, mas se quiser ter um aquário com a suplementação com gás dióxido de carbono a partir de um cilindro com CO2 pressurizado ou injetor de CO2 caseiro será a diferença entre uma flora luxuriante de um aquário sem brilho com plantas pouco desenvolvidas.
Kit de CO2 completo
 Relembrando, as duas fontes de CO2 no aquário são do injetor DIY (do it your self ) de fermento biológico e cilindros de dióxido de carbono comprimido. DIY é barato para construir e barato inicialmente para ser executado. No longo prazo, é um pouco mais caro e muito mais trabalhoso. 


 Um sistema de CO2 genérico custa em torno de  R$ 600 reais(180 dólares) até R$ 2000 reais inicialmente, mas dependendo da quantidade de co2 injetado e do tamanho do cilindro e quantidade de carga dura até anos com pouca ou nenhuma atenção e manutenção. Esse preço o cilindro vem completo com valvula solenóide, com esta valvula você economiza muito CO2). O padrão de tamanho é 3/4 (válvula de topo) com saída para 1/2.  
 
Válvula Solenóide
Kit CO2 com várias valvulas de ajuste fino
Se você tem vários aquários plantados o ideal é 1 cilindro para cada aquário mas dá pra usar um regulador de pressão com duas ou mais valvulas de ajuste fino. Não sei se é bom porque nunca tive nem sequer vi nem ouvi falar.


  
Conforme você usa o CO2 em seu cilindro, ele fica mais leve. Quando você usou cerca de 80-90% do gás, a pressão começa a cair a partir do 800psi ou assim que tinha quando estava cheio. Se você ficar tirando gás, ele vai cair para zero, eventualmente. Mas você não quiser fazer isso, porque em cerca de 500psi ou assim, o regulador se torna instável. Quando a pressão crítica é alcançada, o regulador irá despejar o conteúdo total restantes do cilindro no aquário. Quando isto acontece, a pressão no lado de saída do regulador irá aumentar dramaticamente. Pode-se tentar proteger o seu aquário, colocando uma válvula de alívio de pressão ajustada a 20 psi ou menos, no lado de saída do regulador de modo que este excesso de gás só vai ser ventilado para a sala que contém o cilindro. Se você não estiver atento como eu na primeira vez, todo o gás será empurrado para dentro de seu tanque. Se você tem uma tampa de vidro sobre ele como eu fiz, o "ar" o espaço sobre o tanque vai ser monopolizada por CO2, com a exclusão de oxigênio. Depois de algumas horas o peixe vai morrer de anoxia. 

  
Este cilindro comporta 4 kg de carga com valvula solenóide. O gás dura aproximadamente 1 ano, soltando uma bolha por segundo. Sobre a regulagem, a primeira vez eu abri a valvula de ajuste fino totalmente e saiu umas mil e quinhentas bolhas/seg rs!!! Dificil regular a saída do CO2 no  começo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário