segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Corydoras adolfoi

 

  Corydoras Adolfoi 

Nome popular: Coridora Adolfoi, Adolfo's Cory.
Nome científico: Corydoras adolfoi, Burgess, 1982. Nomeado em homenagem a Adolfo Schwartz.
Família: Callichthyidae.
Localidade: Brasil / Alto Rio Negro.
Sociabilidade: sociável, cardume.

Condições da água:

 pH: 5.0 a 7.0
Dureza da água: mole. Como são peixes originados do alto rio Negro a água deve ser escura cor de chá de preferência. Com Troncos, raízes e turfa conseguisse esse efeito(água escura).
Temperatura: 22ºC a 26ºC (preferem águas mais frias com correnteza). 

Macho a esquerda, fêmea a direita

Dimorfismo Sexual: A fêmea tem o ventre um pouco mais roliço que o do macho, também são um pouco maiores.

Tamanho adulto: 5 cm
Alimentação: Onívora, eu dou Sera Discus Granulat mas existem rações próprias para peixes de fundo. Ofereça alimentos vivos e congelados também.

Reprodução: Configurá-los com mais machos de preferência do que fêmeas (uma proporção de 2:1) . Aquário de 45cm x 30cm x 30cm, com um cascalho fino ou areia com um filtro de esponja com corrente seria o ideal. Adicionar musgo de java para depositarem os ovos. Temperatura em torno de 22ºC  com um pH em torno de 7.0. Alimenta-los com uma dieta de alimentos congelados, vivos e ração.
Se for bem sucedido você pode levar os adultos para fora e deixar os ovos no tanque principal ou revertê-la e tirar os ovos rolando-os dos lados do tanque com os dedos em um tanque de incubação pequeno, você pode então decidir adicionar um fungicida. Na literatura tem dito que os filhotes de adolfoi são mais difíceis de iniciar a alimentação então a dica é mistura-los com filhotes de outras espécies de corydoras para elas as imitarem.
Depois que eles usarem seu saco vitelino, alimentar com náuplios de artêmia, ovos de artêmia descascados(a taticasante que oferece esses ovos para os filhotes de bandeira dela, lembrei disso rs), microvermes e comida em flocos para alevinos.

Outro vídeo agora em macro:



 

Achei muito interessante esse relato sobre como reproduzi-los.

Por Mona Opland
Traduzido por Luciano Takahashi

Meu grupo de 8 Corys Adolfoi selvagens capturados  reproduziram pela primeira vez em meu tanque, apenas 3 semanas após comprá-los. Nessas três semanas, eu dei muita comida nutritiva e variada (congelado), como bloodworm, tubifex liofilizado,comprimidos de alimentos Cory da Hikari, artêmia congelada e assim por diante,  ração em  flocos JBL Krill de vez em quando também. Eu tentei não dar a mesma comida dois dias seguidos, sempre revezando a comida.

O tanque não é muito bem iluminado, apenas um tubo fluorescente de luz do tipo que você usa para as plantas (tipo de luz rosada mesmo). Eles se sentem mais seguros quando a luz não é muito brilhante e tem um monte de plantas de crescimento rápido e areia no fundo como substrato.

Gostaria de destacar algum fato interessante sobre estas fotografias particular. Todos eles mostram o adolfoi no modo de desova. NOTE o anel de prata em torno de seus olhos! Normalmente, seus olhos são totalmente preto sem anel de prata. Mas no dia em que eles estão planejando para a desova, este anel luz prateada aparece em seus olhos. Interessante, não é?

As 2 primeiras fotos mostra esse fenômeno, mais claramente, como o par estava ativamente desova certo naquele momento. Tirei várias fotos deles, e todas as imagens mostram graus diferentes do anel de prata em torno do centro do olho.

 

Note o anel de prata ao redor dos olhos, estão desovando.

 

 

 


 

 

Depois de reproduzirem.

 

 

 

 

 

Eu costumo mudar 10% da água cada um dia, mantendo pH em 6,7. A dureza não tenho muito o que falar da minha água da torneira, é um kH e gH é de 1 ou 2. Muito suave em outras palavras.

Após a desova primeiro tem feito pequenos esforços para acasalar novamente ... eles fazem isso de qualquer maneira :)

Eles desovam quase constantemente, e vêm fazendo isso há 7 meses. Apenas uma pequena pausa durante 3 semanas em fevereiro, mas depois eles começaram novamente e geraram Toda semana desde então. Tenho levantado alguns dos alevinos, e atualmente tenho cerca de 20 cerca de 5 e 6 meses de idade. Eu parei de pegar os ovos antes do Verão começar, desde a época de férias foi chegando.

Os adultos costumam comer os ovos presos no vidro, mas os do musgo java eles parecem deixar sozinho. É sempre apenas um par de reprodução na época (um feminino e um masculino), o resto do grupo não participa. O par de desova nunca comerá os ovos, mas o resto vai se dada a oportunidade, então eu costumo sentar guarda e pegar os ovos um a um à medida que os põem :-) (dá um pouco um trabalho ...)

Minha melhor dica para incubação dos ovos é tomar uma meia de filtro, enchê-lo com turfa, e deixá-lo no recipiente de incubação. Até agora, nenhum ovos fungado com este método, mas lembre-se de mudar a água um dia antes de chocar! A água fica muito ácido com a turfa, e é melhor para mudá-lo antes de chocar, já que é muito mais difícil de efetuar quaisquer alterações após os filhotes nascerem. Eles podem morrer, mesmo que as mudanças de temperatura de apenas 2 graus Celsius .. em outras palavras, cria muito sensível.

Eu alimento meus alevinos com artêmias recém nascidos durante os primeiros quatro a cinco semanas, então eu lentamente introduzir outros alimentos. C. adolfoi pode ser difícil de levantar, se você não alimentá-los artêmia recém-nascidos, porque eles não toquem outros alimentos, na minha experiência. eles simplesmente morrem de fome. Manter o tanque limpo, mudanças de água diárias de 95%. Soa muito, mas funciona. Lembre-se de manter a temperatura e Ph ao mesmo sobre a água nova que a água no tanque!. Eu também limpo o tanque a cada dia nas primeiras semanas, esfregando-o em água quente. Muito trabalho, mas a taxa de sobrevivência é alto:)

Minha primeira ninhada de C. adolfoi teve uma taxa de sobrevivência de 100% com esses métodos :-) (esta foi a minha primeira tentativa de criação sempre em Corys ...) eu escolhi 11 ovos, nove deles nascidos, e todos os 9 estão agora felizmente nadando em um dos meus tanques. São 6 meses de idade.

Um dia de idade




Oito dias de idade

8 semanas de idade




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário