segunda-feira, 30 de abril de 2012

Rochas para o aquário


Rochas ornamentais para o aquário
Para ser considerado adequado para uso em um aquário de água doce tropical, as rochas devem ser de basalto, granito, arenito ou lava. Nunca adicione no aquário uma pedra de mármore, porque contém arsênico como contaminante. Também não use qualquer pedra contendo cálcio se tiver peixes de pH ácido porque o cálcio aumenta o DH tornando a água alcalina e dura. Para verificar se uma pedra é de origem calcária, pingar algumas gotas de ácido clorídrico, esperar e observar com cuidado. Se borbulhar na superfície da pedra, não utilizar, como isso indica a presença de cálcio.

A maioria das rochas que você encontrar no seu quintal, em riachos ou córregos, ou em outro lugar na natureza não causam problemas para o uso em aquário... Primeiro que a pedra deve ser resistente à água. Se ele tem uma tendência a se desintegrar ou soltar flocos, em seguida, ele vai fazer uma bagunça em seu aquário. Isto é facilmente detectada. Para limpar uma pedra escove-a com uma escova dura para retirar todo o material de superfície. Depois coloque-a em um balde de água e deixe durante a noite. No dia seguinte, dar-lhe outra escovada vigorosa. Se ela continuar a soltar uma quantidade significativa de partículas, é provavelmente inadequado para seu aquário.

Sobre o uso de rochas:
Vantagens
Existem várias vantagens associadas à utilização de pedras ou de madeira em seu aquário.
● Se os seus peixes exigem um
determinado conjunto de parâmetros da água, pedras ou madeira pode ser útil na concretização destes naturalmente (em outras palavras, sem produtos químicos). Por exemplo, muitos tipos de rochas, tais como Texas Holey e pedra calcária, servem como um tampão e irá elevar o pH do seu aquário. Troncos de madeira, por outro lado, vai baixar o pH e suavizar a água.
● Algumas espécies de peixes comem algas das rochas ou a madeira em seu ambiente natural (alguns peixes comem a madeira em si). Fornecer a estes peixes pedras ou madeira em um ambiente o permite que eles façam algo instintivo, proporcionando-lhes uma alimentação natural e saudável.
● Muitos aquaristas preferem manter os peixes em um habitat similar ao seu natural. Isto não é tão importante quanto nos últimos anos, porque muitas espécies são agora criados em cativeiro, mas ainda pode ser uma cena agradável para assistir, peixes prosperarem em um aquário parecido com seu ambiente nativo.
● As rochas ou a madeira pode proporcionar esconderijos para os peixes que necessitam deste tipo de ambiente para escapar de outras espécies agressivas. Ele também pode fazer o peixe se sentir mais seguro se eles estão acostumados a viver em cavernas criadas pela pedra ou madeira. Além disso, algumas espécies põem ovos sobre esses objetos.
● A vantagem final é puramente estética. Trabalhar com rochas ou um belo pedaço de madeira pode muitas vezes fazer com que seu tanque tenha um visual espetacular. Para hobbystas que preferem o visual natural, é difícil dar errado se adicionar pedras ou de madeira para um aquário.

Desvantagens
Há também várias desvantagens com o uso de pedras ou de madeira em seu aquário:
Se você mantiver uma grande quantidade de pedras ou de madeira em seu aquário, pode ser difícil de limpar corretamente o tanque sem removê-los. Os alimentos não consumidos e detritos, muitas vezes irão ficar presos dentro do substrato sob as rochas. Aspirar este substrato coberto é impossível a menos que as rochas sejam removidas. Se você decidir ter uma pilha de rochas em seu aquário, pode estar preparado para removê-los pelo menos uma vez a cada um a dois meses para aspirar os detritos presos.
● As rochas e madeiras também tornam difícil a captura de peixes ou remover os mortos. Com tantos lugares para se esconder, muitas vezes, uma quantidade significativa das rochas ou madeiras sejam removidos, a fim de pegar algum peixe (presumindo que eles não são de movimentos lentos).
● Certas rochas ou madeira podem ser prejudiciais se o seu peixe preferirem um certo conjunto de parâmetros da água que são o oposto exato do que o trabalho com rochas ou madeiras criam. Por exemplo, se você colocar troncos em um tanque de ciclídeos africanos, os ciclídeos preferem um pH elevado, enquanto o tronco estará criando um ambiente mais ácido.
● A maioria das pedras pesam muito. O vidro usado em aquários é muito forte, mas não quer dizer que pode ser inquebrável. Não coloque muito peso contra o vidro de trás do tanque ou empilhar muito peso na parte inferior.
● Pedras e madeira proporcionam superfícies adicionais para que as algas crescerem nelas. Uma camada sutil de algas parece muito bom sobre esses objetos, mas se formar massas de algas, você pode não gostar da aparência.

Tipos de rochas

Para tomar uma decisão sobre a seleção de rocha para uso em aquários, é benéfico entender as propriedades de cada grupo de rochas.


 












 
Posso usar rocha calcária?
Talvez a preocupação mais comum é o efeito que rochas de carbonato (calcário, coral, arenito calcário, etc) podem ter por elevação do pH e da dureza da água do tanque. Se você tem um tanque de ciclídeos africanos este é claramente um benefício, ao invés de uma preocupação.
Na prática, o poder de rochas de calcário para elevar significativamente o pH dentro de um aquário parece ser bastante limitada. Isso pode ser atestada por muitos aquaristas de ciclídeos africanos que descobriram que simplesmente ter rochas calcárias em seu tanque não tamponar a água até os níveis que possam desejar.
Isto significa que se você tem um tanque rodando a pH 7 com qualquer dos peixes miríade que está feliz em um pH quase neutro, como tetras, corydoras, muitos ciclídeos sul-americanos, kribs e gouramis, rasboras, Danios, etc etc, então carbonato rochas não são proibitivos como é muitas vezes sugerido. Na maioria dos casos, tais rochas podem afetar o pH mas vai emanar alguns poucos pontos decimais acima mas normalmente permanecem dentro da gama aceitável para peixes. Você pode facilmente verificar isto, ao colocar tais rochas no seu tanque e testar o pH em intervalos semanais. Se você achar que está subindo de forma constante e atingindo níveis indesejáveis ​​para a espécie, basta removê-lo. Não vai ter prejudicado o seu peixe no mesmo período.
Por outro lado, se você tiver um tanque com água ácida  em condições de pH 6,5 ou abaixo de determinadas espécies, então você claramente não quer introduzir algo que tende a mover o pH para cima ou dureza. Nesses casos todas as rochas carbonáticas devem ser rigorosamente evitada.
Como você identifica rochas carbonáticas? A resposta curta é a prova de fogo. É freqüentemente sugerido que colocar vinagre sobre a rocha e ver se ele efervescer irá identificar um carbonato. Isto funciona em alguns casos, mas não todos. Vinagre é um ácido muito fraco para proporcionar um teste fiável para carbonato. Deve usar ácido clorídrico diluído para determinar carbonato. Diluir HCl., Às vezes chamado de ácido muriático em lojas de abastecimento é um indicador infalível de rochas carbonáticas. Coloque uma gota ou duas sobre a rocha e se ele tem teor de carbonato, que vai espumar como Eno. Diluir HCl é corrosivo assim que você deve usar luvas e proteção para os olhos como você faria quando se trabalha com amoníaco, água sanitária, ou outras substâncias químicas.

E sobre metais pesados?
É possível que rochas introduzam metais pesados ​para o tanque?
A resposta curta aqui é que é muito improvável. No entanto, existem certas precauções básicas que devem ser observados.
Metais pesados ​​(chumbo, zinco, cobre, cádmio, etc etc e até mesmo de ferro) são tóxicas para os peixes  e para nós, quando atingem certas concentrações. No caso de peixe, tais metais são principalmente perigosos na sua forma livre iônico na água onde se encontram disponíveis para a absorção pelo metabolismo do peixe.
Se considerarmos que o rotor de cada motor da bomba no seu tanque é um cilindro de ferrite puro (pó de ferro magnético sinterizado com estrôncio, bário, etc) rodar a alta velocidade sobre um fuso de aço em contacto constante com a água e a uma temperatura acima da temperatura ambiente tanque (ou seja, condições perfeitas para as reações químicas) você pode ver que há pouca necessidade de se preocupar.
A menos que você coletar rochas em torno de operações de mineração antigos ou atuais é improvável encontrar espécimes que contêm quantidades significativas de outros metais pesados.
 Há um monte de pedras para evitar, no aquário de água doce, que incluem - Minerais (rochas contendo metal) e calcários (rochas que contêm cálcio). Como regra geral, testar a rocha com um ácido para ver se ele reage espumando. Se isso acontecer, então a rocha contém cálcio e são inadequados para utilização no aquário. Eu uso vinagre branco, mas você pode, com as devidas precauções e equipamentos de segurança, use ácido clorídrico(pode ser esses acidificantes para aquarismo que são nada mais do que ácido clorídrico diluído). Além disso,todas as rochas devem ser cuidadosamente limpos para remover as partículas do solo e outros corpos estranhos. A quantidade de rocha a ser utilizado vai depender do biótopo que você está tentando reproduzir, e pode variar de pedras espalhadas no chão de um riacho, para montes de pedra grandes e complexas que representam áreas de corredeiras ou um lago rochoso.


Você pode trabalhar ou evitar ao máximo alguns materiais diferentes como:

Imagem postadaAmetista
A ametista é uma forma de quartzo, no entanto, ele também contém manganês e ferro. (Isto é o que lhe dá o lilás pálido ao cores profundas e roxas) mais escura a cor mais ferro contido nela. Quanto mais escura a peça mais perigosa que poderia ser em um aquário

Imagem postada 
Coral Morto. Para aquários marinhos só! Não é recomendado.
Devido aos métodos de coleta de pobres ea destruição de recifes desnecessários este é um tanque de decoração moralmente pobre e proibido em alguns países. Peças artificiais estão agora amplamente disponíveis e são uma escolha muito melhor.



Flint. (Flintstone)
Flint é geralmente cinza escuro, azul, preto ou marrom profundo na cor e pode ser muito afiada. Ele vai riscar seu tanque se não for posicionada corretamente.
Imagem postada


Geodos. Não Recomendado.
Geodos consistem principalmente de calcário, porém muitos são quartzo.As vezes com minerais contidos na cavidade são prejudiciais e até mesmo aqueles que não são muitas vezes nítidas e pode ser letal para os peixes.
Imagem postada



Granito.

O granito é seguro para aquários, é uma pedra muito pesada e vem em várias cores. Tente obter granito arredondado, pois ele pode vir em pedaços irregulares.
Imagem postada




Gesso. Não Recomendado.
O gesso é de cálcio hidratado Sulfato uma rocha sedimentar. Ser como ele é composto de sulfato de cálcio é inteiramente inadequado para aquários.




Imagem postada
Ironstone
Ironstone tem uma composição química de (aproximadamente) por 88,85 gm
Fe% 89,86, hidrogênio 1,13%, 8,01% de oxigênio e outros elementos de base de 1% a grande quantidade de Fe talvez é benéfico para um aquário holandês mas com peixes pode ser prejudicial a longo prazo.



Jade
Uma pedra semi-preciosa.Jade é um nome aplicado a dois tipos diferentes de minerais de silicato, nephrite Imagem postada e Jadeite Imagem postada .
Nephrite é uma forma de anfibólios, actinolita (um mineral que inclui também uma forma de amianto).
O segundo, o jadeíte mineral, é um piroxênio.

Nephrite contém principalmente íons de ferro e ou íons de magnésio e seria, portanto, mais adequado para uma jóia do que para um aquário.
Jadeite é perfeitamente seguro para uso aquático, mas provavelmente mais rentável vendê-la a um joalheiro.


Jasper Vermelho 
Imagem postadajasper Arco-íris 
Uma forma de Calcedônia (mistura de quartzo e Moganite [SiO2])
Este mineral é também um óxido o que significa que se decompõe em água que produz oxigênio e óxidos.
Arco-íris jasper tem muitas impurezas metálicas em que, por isso é melhor evitar para uso aquático.
para enfatizar jaspe vermelho é boa já a jasp arco-íris , melhor evitar.


Imagem postadaCalcário. tanques de Ciclideos Africanos  somente!
O calcário é uma rocha muito pesada e vai elevar o pH. Rochas calcárias são rochas sedimentares que são feitas a partir do mineral calcita, que veio dos leitos de mares e lagos e a partir de conchas de animais marinhos.
 

Imagem postadaRocha Viva.

Esqueletos de carbonato de cálcio de longa corais mortos, ou outros organismos calcários. Para aquários marinhos só!
Rocha viva curada fica bem em um aquário marinho, tornando-o mais natural possível. Pode proporcionar uma filtragem biológico muito boa. Lotes de vida marinha vai ser adicionado ao tanque junto com ele.
Cuidado porque parte da vida na rocha pode ser indesejável.

Imagem postada
Mármore. Não use!
Como mármore é uma pedra calcária metamorfoseado e é composto de calcite razoavelmente puro, é muito perigoso para ser usado em um aquário.



Imagem postada 
Obsidiana.
Rochas de obsidiana são rochas ígneas que se formam quando a lava esfria rapidamente acima do solo. Na verdade, é de vidro e não uma mistura de minerais. As bordas desta rocha são muito afiadas. Ele vai riscar seu tanque se não for posicionada corretamente.



Imagem postada

Onix 
Onix é uma forma criptocristalino de quartzo e é, portanto, seguro para uso.



A madeira petrificada.
A madeira petrificada é seguro para todos aquários... é muitas vezes anilhas e de cores variáveis. É quase sempre feita de quartzo microcristalina. É muito inerte e seguro para uso em um aquário. Há exceções e você deve usar o teste ácido para ter certeza.

Pedra-pomes. Não pode afundar.
Imagem postadaPedras-pomes são rochas ígneas que se formaram quando a lava resfriou rapidamente acima do solo. Você pode ver onde pequenas bolsas de ar tinha sido. Esta rocha é tão leve, que muitas pedras-pomes realmente flutuam na água, por isso pode não ser adequado para aquários. A pedra-pomes é na verdade um tipo de vidro e não uma mistura de minerais.
Nota, não ferver ou assar devido às explosões de possíveis bolsões de ar retidas.
Imagem postada


Quartzo.
Quartzo pode ser forte e é mais duro que o vidro. Ele vai riscar seu tanque se não for posicionada corretamente. Pode ficar muito agradável em aquários.



Imagem postadaArenito. Não recomendado.
Em áreas desgastadas pedras de tamanhos variados pode dar uma aparência muito natural para um aquário. Arenito é mais seguro para uso em todos os tanques após os protocolos normais de limpeza, porém é uma rocha sedimentar feitos de pequenos grãos de quartzo e feldspato. Devido ao feldspato, (que pode conter sódio, potássio ou cálcio), pode ser prejudicial.



Imagem postadaArdósia.
A ardósia pode variar em cores de cinza pálido com um roxo profundo. Completamente inerte e é barato para comprar. Grandes peças finas pode ser usado como um plano de fundo.
Nota; Cuidado com bordas afiadas.



Imagem postadaRocha Tuff. Marinho e aquários de ciclídeos africanos apenas!
Rocha ideal onde um monte de pedras são necessárias para construir um recife. Muito mais barato comprar a partir de centros de jardim em vez de lojas de peixes.É formada a partir de sulfato de magnésio por isso vai endurecer a água.


Rocha Vulcânica, Lava eEscória .

Imagem postadaEscória é completamente inerte e muito leve. É necessário ser misturado com pedras arredondadas porque é muito irregular para ser usado para desova de peixes. Tem uma cor natural roxo quando novo, mas logo se naturaliza. Rochas escória são rochas ígneas que se formaram quando a lava resfriou rapidamente acima do solo. Você pode ver onde pequenas bolsas de ar tinha sido. Escória é na verdade um tipo de vidro e não uma mistura dos minerais.
Nota, não ferver ou assar devido às explosões de possíveis bolsões de ar retidas.
Projeto Elementos Arenito Rocha Caverna ornamento Aquarium 9,5 pol x 7,5 pol x 6,5 pol

Rochas Artifíciais                                




Esses enfeites são fabricados com resina. Existem em formatos atraentes, difíceis de encontrar em rochas naturais e podem ser ocos formando cavernas muito adotados principalmente por peixes noturnos que os vêem como refúgio.





Bibliografia consultada:
http://mascotas.facilisimo.com/reportajes/peces/las-rocas-en-el-acuario_185598.html

http://www.alquimistadeacuarios.com/foro/viewtopic.php%3Ft%3D12206
http://www.naturesrock.com/aquarium-rock/

13 comentários:

  1. Olá. Posso publicar seu artigo, sobre rochas, em um fórum de aquarismo? Seria o Submersus. Att, Marcos

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se a pedra de rio (marrom) eleva o PH da água, no meu aquário
    coloquei 1 kilo debaixo do tapete de plantas artificiais no aquário de 56 litros (140x30x15), mas fiz só uma linha de pedras na parte da frente para tapar a imagem do encanamento sifonador, é aquário embutido na parede, para 2 kinguios adultos, macho e fêmea, melhorei o aquário e os peixes estão em um aquário menor, o aquário de parede tem 2 filtros de 100L/Hora cada, mais 1 skimmer/filtro (caseiro) do lado de fora puxado por encanamento, e devolvido por bomba
    que tem em média de 300L/hora

    ResponderExcluir
  4. Ola alguem tem conhecimento onde posso compra rocha artificial, via online?

    ResponderExcluir
  5. posso pedir pedras para aquario de quartzo nas lojas que vendem leixes ou algo do tipo

    ResponderExcluir
  6. O Calcio vem da Calcitas e Calcários e não de feldspatos, se rochas com feldspato não podem ser usadas, então areia de rio tmbm não pode, pois estas sempre se encontram com quantidades consideradas de feldspatos. Estou errado??

    ResponderExcluir
  7. Quero colocar uma rocha para ciclideos pequena no meu aquário de 200 litros para subir um pouco só do meu ph?

    ResponderExcluir
  8. Rocha calcária aumenta ligeiramente o GH. Pra aumentar o Dh pode usar bicarbonato de sódio que usa-se na cozinha.

    ResponderExcluir
  9. Comprei uma pedra sabão e tenho um peixe cascudo , posso usar essa pedra?

    ResponderExcluir
  10. Fiz um aquário com pedra santa isabel e ipermeabilizei em seu interior com cilicone próprio pra aquário. Ainda não coloquei peixei, pois estou esperando secar. Há algum problema nisso?

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, a pedra de São Tomé (usada em piscinas) possui quais componentes? É segura para colocar em aquário? Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pelo artigo, muito útil

    ResponderExcluir